Cores

Leituras Bíblicas para o próximo final de semana:



O Ano da Igreja e as cores do Blog da Igreja Luterana
            A Igreja Cristã desenvolveu ao longo dos séculos um calendário próprio com um esquema de cores chamado calendário litúrgico. 
        Este calendário está relacionado a uma série pré-determinada de leituras bíblicas que busca contemplar, resumidamente, todo o plano da salvação. Divide-se em duas grandes partes: o ciclo do Natal e o ciclo da Páscoa. Ambos se constroem da mesma maneira: começam com uma época de preparação, chegam ao clímax com a celebração da festa central e das que com ela se relacionam, e terminam com um período de extensão. Assim sendo, o ciclo de Natal inicia com o Advento, atinge seu ápice nas Festas de Natal e Epifania (manifestação) e se encerra com os domingos pós-epifania. O ciclo de Páscoa inicia com a Quarta-Feira de Cinzas, centraliza-se nas festas da Páscoa, Ascensão e Pentecostes, e termina com os domingos pós-pentecostes.
            Mas qual é o significado do Ano da Igreja para nós em nossos dias? As séries de leituras e festas não são partes separadas. São como círculos de uma espiral. São ciclos de vida anuais, vividos em Cristo, com ele e sua igreja. O Ano da Igreja nos ajuda a relembrar e a viver, ano após ano, todo o plano da salvação providenciado por Deus e que nos leva para o céu.

            As cores querem nos simbolizar o período do Ano da Igreja que estamos vivendo. Abaixo seguem as principais cores e seus significados:
Branco: cor que simboliza Deus, a eternidade, as vestes do Cristo glorificado. Perfeição e pureza. Por lembrar alegria e luz o branco é usado nas festas relacionadas a Jesus (Natal, Epifania, Páscoa) e seus domingos subseqüentes.
Azul: símbolo do céu e da esperança cristã. Por isso é a cor do Advento, momento em que a Igreja lembra a primeira e a segunda vinda de Jesus.
Vermelho: cor do fogo, do sangue. Cor do amor e da verdade vitoriosa do ensino cristão, baseado no sangue a na justiça de Cristo. Simboliza o fogo do Espírito Santo. É a cor dos dias festivos da igreja: Pentecostes, Dia da Reforma, Aniversário de fundação da congregação, instalação de pastor, ordenação, confirmação.
Verde: cor da vida permanente, nutrimento, descanso. Cor que predomina na natureza, cor da criação. Simboliza o crescimento e expansão da Igreja. É usado na época após a Epifania e os domingos após o Pentecostes. Tempo em que a ênfase é a vida da Igreja.
Roxo: cor de arrependimento, de colocar-se diante de Deus reconhecendo o seu pecado. É usado na Quaresma, período em que a Igreja medita no sofrimento e morte de Jesus em favor de todos nós.
Preto: ausência de cor. Simboliza humilhação, luto. É usado na Sexta-Feira Santa, dia da morte de Jesus.   
            Em nosso site você fica sabendo em que período estamos vivendo, pois as cores da página são as cores do período litúrgico da Igreja Cristã. Se você quer saber mais sobre este ou outros assuntos, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em conversar com você.