terça-feira, 2 de março de 2010

Liturgia parte por parte 1

A partir do mês de março serão publicadas partes de um estudo sobre a liturgia luterana. Uma parte a cada mês, no informativo impresso e aqui no blog.

O culto cristão constantemente corre o risco de se tornar um ritual que poucos compreendem, ou compreendem mal. Este é especialmente o caso numa igreja litúrgica, como a luterana, onde se conserva elementos litúrgicos que têm uma história, em alguns casos, até mesmo milenar. Por que estudar a liturgia? Por que ainda fazemos uso de uma liturgia que tem séculos de existência? Qual o sentido de cada uma das partes? Para responder a estas perguntas quero lhe convidar a, ao longo de 2010, relembrar ou aprender os principais aspectos do culto cristão.

O culto foi descrito certa vez pelo Dr. Martinho Lutero: “que o nosso bom Mestre nos fale neste lugar [na igreja], por meio de sua santa Palavra, e que nós, por nossa vez, lhe falemos por meio da oração e do louvor." Cristo nos fala, nós respondemos. Cristo nos serve, nós servimos a Ele. Assim sendo, a liturgia ou ordem de culto é um entrelaçado de Palavra de Deus e resposta da congregação; é proclamação e adoração. Costuma-se referir as estas duas partes como "parte sacramental", Deus servindo o seu povo (na qual o pastor se coloca de frente para congregação) e "parte sacrificial", quando o povo responde com serviço a Deus (na qual o pastor se volta para o altar).

O início do culto
Tomando-se a palavra “culto” num sentido bem amplo, como abrangendo a vida cristã no seu todo, chega-se à conclusão de que o culto não começa com a invocação nem termina com a bênção. O culto, afinal de contas, envolve toda a vida. Agora, tomando-se a palavra “culto” no sentido de culto público corporativo, o mesmo inicia com a invocação. A invocação, bem como a confissão e absolvição, são introdutórias, preparatórias ao culto. São, num certo sentido, o ponto culminante de toda uma preparação durante a semana anterior. (continua no mês de abril)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!