terça-feira, 6 de julho de 2010

Liturgia parte por parte - 5


(procure as outras partes na seção categorias: liturgia)


O Credo
                O credo é a resposta da igreja à Palavra de Deus. Resume a Palavra de Deus.   Expressa de maneira clara a obra da salvação em Cristo. É uma confissão pública da essência da fé cristã. Testemunha da unidade, universalidade e perpetuidade da fé cristã.  O credo é também uma expressão de louvor e agradecimento pela salvação que é recontada pelas palavras do credo.
                Há três credos ecumênicos: o Niceno, o Apostólico e o Atanasiano. O último tem seu uso restrito ao domingo da Santíssima Trindade. O Niceno foi formulado no quarto século, em meio às controvérsias em torno da divindade de Cristo (concílio de Nicéia, 325 A.D.). Pode ser usado em cultos normais com Santa Ceia.  O credo Apostólico, que é mais recente do que o Niceno, está ligado ao Batismo.  É o credo dos confirmandos.

O Sermão
                O sermão é a exposição de um texto bíblico e sua aplicação à vida dos cristãos. É o clímax da primeira parte do culto.
                Nas sinagogas judaicas o sermão era secundário, proferido apenas quando havia um pregador disponível. Na igreja cristã sempre foi importante, embora tivesse sido desvalorizado na Idade Média. Sua restauração foi sem dúvida elemento importante na obra da Reforma Luterana.      
                O Sermão é a voz da vida da Igreja na instrução, testemunho e exortação. O ciclo de leituras do ano da igreja exerce importante papel relacionado com o sermão. O pregador não precisa se preocupar em pregar apenas textos que sejam do seu agrado, ou sua especialidade As séries de leituras estão aí para ajudar nesta tarefa e para, no período de um ano, dar destaque a grandes temas da história e do plano da salvação.
                O Sermão é uma interpretação, aplicação e proclamação da Palavra. No púlpito o pregador não expressa sua opinião nem tampouco o que o texto diz para ele pessoalmente.  Com firmeza, zelo e lealdade ele proclama: Assim diz o Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!