quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Liturgia parte por parte - 8


O Pai Nosso
            O Pai Nosso é a oração que o próprio Senhor Jesus Cristo nos ensinou.  Nela nos dirigimos ao Pai celeste como filhos seus.
            O Pai Nosso é a oração do discipulado.  Não é a consagração dos elementos da Ceia, e sim, dos participantes.  É uma boa oração para ser feita antes de participar da Ceia.

Palavras da Instituição
   As palavras da instituição são ligadas aos elementos externos do sacramento, ou seja, ao pão e ao vinho.  Constituem uma permanente memória da noite em que Cristo foi traído.  Recebemos o mandamento de celebrar este sacramento ("fazei isto") e, ao mesmo tempo, a promessa de que ele viria a nós e nos daria, sob o pão e o vinho, seu verdadeiro corpo e sangue.
A consagração não consiste meramente, na repetição daquelas palavras “isto é o meu corpo”, mas nisso nós fazemos o que Cristo fez, isto é, que nós pegamos, abençoamos, distribuímos e comemos o pão de acordo com a instituição e as ordens de Cristo.

Pax Domini
            Significa “Paz do Senhor”. Esta pequena bênção, infelizmente omitida em muitas celebrações, remonta também à igreja antiga.  Lutero a apreciava muito, chegando a escrever na Formula Missae (1523): "A Pax é a voz do evangelho, anunciando o perdão dos pecados." Ainda, segundo Lutero, esta era a única e mais valiosa preparação para a mesa do Senhor.

Agnus Dei
            São palavras latinas que querem dizer: “Cordeiro de Deus”. Baseado em João 1.29, este é um maravilhoso cântico.  Nele adoramos Cristo, nosso Senhor, e rogamos sua misericórdia e sua paz.  Estes são, na verdade, os dons que Cristo nos dá na Ceia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!