quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Esperando o Natal...

Rev. Marcos Weide

Ainda era começo de novembro, mas nos shoppings ele já havia chegado. Foi de mansinho, logo depois que passaram os festejos do Dia da Criança. Aos poucos apareceram arranjos imitando galhos verdes de pinheiro, fitas vermelhas, luzes...
A cada ano que passa parece que o Natal começa mais cedo. E com o Natal do comércio é assim mesmo; quanto antes puder começar a vender, melhor. No Natal cristão, aquele que ainda conhece o verdadeiro significado desta festa, os arranjos e os símbolos começam a aparecer no último domingo de novembro: o primeiro domingo no Advento. Advento é um período que antecede o Natal. É um período de preparação, reservado para esperar pelo que vai acontecer... mesmo que já se saiba o que vai acontecer.              
No mundo em que nós vivemos ninguém gosta de esperar. Queremos (e muitas vezes conseguimos) tudo para ontem. Li esses dias que o tempo médio de espera pelo elevador em um prédio é de apenas 8 segundos. E como esta espera parece longa... Eu mesmo fico ansioso quando eu chamo o elevador e ele já não está prontamente à disposição. Nossa sociedade não nos dá mais chance de poder esperar por alguma coisa.
Até alguns anos atrás, para sabermos notícias de alguém que estava longe iam-se dias esperando pela visita do carteiro. Hoje com e-mail é tudo instantâneo. Dá até para falar e ver a pessoa em tempo real pela internet.
Falar de viver o tempo da espera pelo Natal parece atrasado, ultrapassado. Mas também é verdade que valorizamos muito mais quando recebemos o que estávamos esperando. Quando esperamos por alguma coisa, há preparo, há expectativa. A função do Advento é justamente nos fazer esperar pela Boa Notícia do Natal. Esta “boa notícia” é a que Isaías já havia anunciado séculos antes do primeiro Natal acontecer: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome Emanuel” (Isaías 7.14). Em Mateus 1.23 nos é explicado que este Emanuel é o próprio Cristo, nascido de uma virgem, e ainda acrescenta a explicação: “Emanuel quer dizer Deus Conosco”. Saber que mais um ano está prestes a começar e Deus está conosco, está junto com a gente, é motivo de profunda alegria e ação de graças a Deus.
Com o Advento um novo ciclo da vida da igreja se inicia. E o lema para este ciclo é “Acolhendo e integrando – Jesus o Bom Pastor!” Nós que fomos acolhidos no amor de Deus e integrados na família da fé, façamos tudo o que pudermos para que mais pessoas se sintam acolhidas por Deus e sejam integradas na “comunhão dos santos” – a Igreja Cristã.
Vivamos a espera preparando o nosso coração para, mais uma vez, receber o menino Jesus em nossas vidas. Feliz e abençoado Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!