terça-feira, 1 de junho de 2010

Liturgia parte por parte 4 - a série continua...

(procure as outras partes na seção categorias: liturgia)

A Coleta
                O nome "coleta" tem algo a ver com o verbo "coletar", pois esta oração pretende ser uma reunião dos anseios de toda a congregação.  Há uma coleta para cada domingo e muitas coletas especiais. Muitas dessas orações vêm do tempo de São Jerônimo, teólogo cristão e tradutor da Bíblia ao latim, que viveu por volta de 420 depois de Cristo. Foram traduzidas do latim e geralmente se constituem de cinco partes:  a) invocação;  b) base para a petição;  c) a petição como tal;  d) o propósito ou benefício desejado;  e) conclusão.
                Talvez alguém pergunte: por que não coletar de fato neste momento do culto, ou seja, por que não incluir intercessões, ações de graças, etc. na coleta, fazendo dela uma oração mais longa?  A questão merece reflexão.  Talvez fosse inconveniente uma oração mais longa nesta altura, porque a oração é uma resposta à Palavra de Deus e até esse momento do culto a Palavra ainda não foi proclamada. Atualmente temos o costume de incluir os pedidos coletados na Oração Geral.

Leituras Bíblicas
                A leitura do Antigo Testamento por muito tempo ficou omitida. Graças a série trienal de leituras para o culto, o Antigo Testamento voltou a fazer parte da vida da igreja. É importante porque os textos do Antigo Testamento apontam para a promessa que iria se cumprir. Estas leituras nos contam coisas que aconteceram antes do nascimento de Jesus.
                A leitura da epístola já era feita nos primeiros tempos da igreja cristã. É tradição que a congregação permaneça sentada durante a leitura da epístola, por ser considerada parte de instrução.  A epístola precede o evangelho assim como o menor precede o maior.  Primeiramente a congregação ouve o apóstolo, depois o próprio Senhor. As espístolas nos contam coisas que aconteceram depois da morte de Jesus Cristo.
A leitura do evangelho sempre foi considerada importante na igreja cristã, pois são palavras do próprio Cristo ou episódios de seu ministério terreno. Através dos séculos a leitura do evangelho foi acompanhada de cerimônias especiais. Procissão com velas e crucifixo, queima de incenso, sinal da cruz, tudo isso fazia parte do ritual. Em nosso culto retivemos apenas duas coisas: o evangelho é ouvido de pé, em sinal de respeito; e se canta os versículos antes e depois da leitura. Quanto a esses versículos, é interessante observar sua melodia: a do "Glórias a ti, Senhor" é descendente, simbolizando a humanação de Cristo;  a do “Glórias a ti, ó Cristo” é ascendente, simbolizando sua ascensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!