segunda-feira, 23 de maio de 2011

Católicos recebem formação para o diálogo ecumênico na Baixada Santista

          No sábado, 21/05, das 9 às 17h na Igreja Católica Coração de Maria (ICAR), Santos-SP, realizou-se o primeiro Encontro de Formação Ecumênica promovido pela CODEDIR-ST, da Diocese Católica de Santos.

          Na parte da manhã o diácono católico Ernesto Bechelli iniciou o tema com uma exposição sobre a definição de "Ecumenismo" e de "Diálogo Inter-Religioso" na perspectiva Católica-Romana e Ecumênica. Após o Rev. Leandro Campos, da Igreja Anglicana (IEAB)  e membro do Movimento de Fraternidade das Igrejas Cristãs (MOFIC), traçou um panorama histórico do Ecumenismo, passando pela compreensão de OIKUMENE no Novo Testamento os Cismas de 1054 e 1517  e a presença Protestante no Brasil até o Diálogo Ecumênico moderno. 
          Fechando a parte da manhã, o Rev. Marcos Weide,da Igreja Luterana (IELB) e observador do MOFIC Baixada Santista, fez uma análise das dificuldades e das alegrias do movimento ecumênico. Segundo ele, no que diz respeito ao diálogo, houve avanços significativos nos últimos anos, mesmo entre aquelas denominações que tradicionalmente não aderiram formalmente às instituições ecumênicas. O pastor relatou experiências ecumênicas no seio da IELB e suas reações positivas e negativas.

          Após o almoço, o Padre José Bizon, diretor da Casa da Reconciliação e membro do MOFIC-SP, fundamentou os agentes católicos de pastorais sobre as bases doutrinais para o ecumenismo.
Rev. Marcos (IELB), Diác. Ernesto (ICAR) e Rev. Leandro (IEAB)
Rev. Marcos partilhando o tema "Ecumenismo Hoje" para cerca de 30 participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!