segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dia das Mães em São Vicente-SP

          O culto do dia 08/05 foi especial. O versículo que serviu de base para a mensagem foi: "Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho? Mesmo que isso acontecesse, eu [o SENHOR] nunca esqueceria vocês.” (Isaías 49.15). O pastor local, Rev. Marcos Weide,  falou sobre o amor que uma mãe é capaz de sentir pelo seu filho e apontou para o amor que supera até mesmo o sentimento de mãe: o amor que Deus tem pela humanidade.
          Ao final, um cântico de gratidão às mamães e um botão de rosa, acompanhado de abraços e votos de felicidades. Deus abençoe a todas as mães. Bem ao final da postagem você confere o vídeo com a homenagem musical feita por todos no domingo, na Igreja Luterana de São Vicente-SP e Baixada Santista. Logo após a foto, a mensagem do culto.
Mães e filhos que estiveram no culto

          Confira na íntegra, a mensagem do culto especial de Dia das Mães:

O amor de mãe é o reflexo do amor de Deus (Is 49.13-15)
Hoje é dia das mães... mas todo dia poderia ser dia das mães. Afinal, elas são mães todos os dias. Interessante que não existe ex-mãe, né? Existe ex-marido, ex-funcionário, ex-jogador, ex-pastor... mas uma vez mãe, sempre mãe, mesmo que o filho já não exista mais. Uma mãe idosa ainda continua olhando para o filho com toda a ternura de quando ele era um bebê.
Eu não conheço nada neste mundo que supere o amor de uma mãe pelo filho. Existem, claro, muitas mães desnaturadas e outras tantas despreparadas para conceber e criar filhos. No geral, porém, as mães possuem um amor maternal tão forte e real que supera a toda e qualquer situação. Basta pensar nas mães daqueles filhos que estão envolvidos no submundo das drogas e da marginalidade e dos que se encontram nos presídios. Como não sofrem estas mães?!
Durante meu período de estágio, quando voltava de um dos locais de culto, em Guarulhos-SP, passávamos em frente ao Cadeião, na beira da Via Dutra. Domingo, meio dia era a hora da visita. Eram muitas mulheres na fila para entrar no presídio. Com certeza, na maioria eram mães dos que estavam ali cumprindo a sua pena.
Conheço uma mãe que enfrenta sérios problemas com o seu filho desde que ele tinha uns 15 anos. Hoje ele tem 25, e ainda vive dependente de drogas pesadas. Ele já foi internado 2 ou 3 vezes em clínicas de recuperação, mas sempre de novo volta ao vício. Ele já roubou a família, mais de uma vez... Aprontou tudo que você pode imaginar. Por isso, parentes, amigos, ainda hoje, aconselham aquela mãe a que expulse o filho de casa, a que não lhe dê mais atenção. Afinal, ele não merece nenhum pouco de todo o esforço que ela lhe dedica. Mas, bem lá no fundo, eu acho que esta mãe nunca cogitou a possibilidade de realmente abandonar o filho. Ela sempre esteve ali, acompanhando, chorando e lutando. Mesmo ele fazendo com que ela sofresse muito, essa mãe tem pelo filho um amor incondicional, sendo que a qualquer sinal de arrependimento dele, ela está pronta para lhe oferecer ajuda.
Talvez por causa de situações como estas, ao longo da história se viu na figura da mãe a personificação do amor e da misericórdia. Em nosso texto bíblico de Isaías, Deus pergunta: “Será que uma mãe pode esquecer o seu bebê? Será que pode deixar de amar o seu próprio filho?” (v.15).
Na visão bíblica, a mãe aparece como alguém que ama e tem compaixão e misericórdia pelos seus filhos. Por isso, Deus compara o seu amor com o amor de uma mãe. Também Deus, por sua natureza, nos ama assim como nós somos. Ele nos ama incondicionalmente, assim como uma mãe ama seu filho, sem impor condições... Não importa o tamanho da burrada que cometemos, Deus ainda está ao nosso lado, nunca nos abandona, e quando voltamos a Ele em arrependimento, está sempre pronto para nos acolher.
Nos nossos dias, infelizmente a realidade nem sempre retrata uma situação de amor e preocupação de mães para com seus filhos. Há poucos dias, pudemos acompanhar nos noticiários o triste fato de uma mãe que abandonou o seu filho recém nascido numa lixeira, aqui na Praia Grande-SP, pertinho de nós. Outros casos aconteceram nas últimas semanas. Em Jundiaí-SP, um bebê foi encontrado na lixeira do banheiro de um hospital. Isso mostra como o pecado endureceu o coração humano. É chato lembrar dessas coisas num dia tão especial como o Dia da Mães. Ainda bem que esses acontecimentos são exceções à regra... a maioria das mães continua amando e cuidando dos seus filhos. E sabendo da intensidade do amor de uma mãe, e ao mesmo tempo da possibilidade desta mãe rejeitar o próprio filho, Deus nos diz: “Mesmo que isso acontecesse – uma mãe abandonar seu filho – eu nunca esqueceria vocês” (v.15).
Existe um amor que supera o amor de uma mãe pelo filho. É o amor de Deus. Pois o que nenhuma mãe consciente agüentaria fazer e jamais faria, Deus o fez: pelo seu infinito amor, deu ao mundo o seu Filho único, Jesus Cristo, para que ele fosse morto na cruz pela humanidade pecadora. Ele fez isso, não por desamor ou indiferença com relação a seu Filho Jesus, mas por amor e preocupação com relação a nós, seus filhos e filhas, a fim de nos tornar seus amigos novamente, nos dando o presente da vida eterna.
O amor de uma mãe é o reflexo do amor de Deus por nós. Deus nos traz para a vida através da barriga de uma mãe. Deus provê todo o necessário para o nosso bem estar físico nos primeiros anos de vida, através de uma mãe. Deus nos dá carinho, colo, aconchego, amor verdadeiro, através de uma mãe ou quem quer que seja que faça o seu papel.
Realmente, Deus está escondido em cada mãe que cuida do seu filho com amor e carinho. Ser mãe é refletir o amor de Deus. Não importa se é mãe biológica ou adotiva... O que importa é que o amor de Deus é refletido através das ações daquelas que consideramos nossas mães.
A minha mãe neste ano está longe! Liguei para ela hoje para dar um feliz Dia das Mães. Se estivesse perto, daria um beijo e um abraço bem forte. A vocês que hoje são mães, um recado de Deus: cuidem de seus filhos. Eles são verdadeiros presentes de Deus confiados a vocês. Criem eles na disciplina e na admoestação do Senhor. E para vocês que são filhos: valorizem o amor e o cuidado de suas mães! Elas são o agir de Deus na nossa vida.
E nós todos, reconheçamos o amor sem igual que Deus tem por todos nós, que é ainda maior que o amor de uma mãe! Amém.
Rev. Marcos Weide - São Vicente-SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!