quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Liturgia parte por parte - 7

O Prefácio
                Este prefácio é, talvez, a parte litúrgica mais antiga de nosso culto.  Os seis primeiros versos responsivos já aparecem na Tradição Apostólica de Hipólito de Roma (meados do terceiro século depois de Cristo)! O prefácio expressa reverência, adoração, alegria e ação de graças.
                As palavras "Levantai os vossos corações" são um convite a dirigirmos nossos pensamentos a Cristo, cujo corpo e sangue iremos receber.  O "levantemo-los ao Senhor" é o "sim" da congregação.  O "demos graças ao Senhor" faz lembrar a ação de Jesus na noite em que foi traído (cf. Mt 26.27).
                A Santa Ceia é uma antecipação do banquete celeste. Jesus compara a vida eterna a um banquete, e o Senhor da igreja e do universo, com sua presença real, já celebra este banquete aqui e agora, de forma antecipada, na Santa Ceia. Outra forma de dizer isto são as palavras "com os anjos e arcanjos e com toda a companhia celeste louvamos e magnificamos o teu glorioso nome, exaltando-te sempre..." Estas palavras deixam claro que, na Ceia, nos unimos ao culto eterno dos anjos e da igreja triunfante no céu.  Um momento solene e festivo!

O Sanctus
                Este é o texto da canção na qual a igreja na terra une sua voz ao cântico da igreja celeste. Com as palavras "Santo, santo, santo..." nos associamos ao canto dos anjos (cf. Is 6.2-3). No "bendito aquele que vem..." fazemos coro com os discípulos galileus que receberam festivamente o Rei Jesus às vésperas de seu sacrifício na cruz (cf. Mt 21.9).
                No tríplice santo há uma alusão à Santíssima Trindade. Na segunda parte, o "bendito aquele que vem" não é outro senão o próprio Senhor Jesus Cristo.  Ele vem na Ceia (presença real!) e vem para juízo e salvação.
                Concluindo, pode-se dizer que o Sanctus é o mais antigo, mais celebrado e mais universal dos hinos cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!