sexta-feira, 17 de setembro de 2010

NOSSO LAR - Onde é que ele fica?

"Para o cristão, o Nosso Lar é passar a vida após a morte ao lado de Cristo, nos Céus, preparado por Deus!"

        Estreou em todo Brasil no último dia 3 de setembro o filme “Nosso Lar”. A obra é baseada no livro mais vendido do grande ícone do Espiritismo que o país já teve, Chico Xavier. O filme já ultrapassou a casa de um milhão de espectadores, tendo ultrapassado “Se eu fosse você 2”, com Glória Pires e Toni Ramos.
        O filme relata em detalhes qual o caminho, segundo a doutrina espírita, que o ser humano segue após a morte. Quem fez o bem, segundo o Espiritismo, vai direto para a cidade espiritual, de onde retornará à vida reencarnado(a). Quem não foi bom nesta vida, iria para uma espécie de "purgatório" chamado Umbral.
        Segundo a revista VEJA desta semana, o filme faz tanto sucesso porque o povo brasileiro, em geral, dá muita importância à crenças sobre a vida após a morte. Não é por menos que outro filme de cunho espírita - Chico Xavier - tenha alcançado a expressiva marca de 3 milhões de espectadores em todo o país. Ao ler a reportagem da VEJA, fiquei meditando sobre o que o brasileiro pensa sobre a vida após a morte. Fico pensando onde o brasileiro imagina ser o “Nosso Lar” depois que morremos. A própria revista traz um quadro que mostra a visão de espíritas, cristãos, judeus e budistas sobre onde o ser humano passa a viver depois que morre aqui na Terra.
        A única resposta que atribui a Deus o controle da vida após a morte é a dos cristãos. Somente a doutrina baseada na Bíblia afirma que Deus vai mandar os incrédulos para o inferno e acolher os crente no Céu, junto de si. As outras respostas parecem trazer conceitos um tanto incertos, sem contar que o destino do ser humano após a morte parece não estar no controle de alguém superior, que já tenha algum plano alivanhado para tal etapa da vida.
Para muitas pessoas, o conceito paradoxal de Céu e Inferno é uma coisa muito simplista e até mesmo de não muita justiça. Por isso, preferem acreditar que vão "purificando" sua própria alma ao longo das várias reencarnações, até alcançarem o nirvana, como no caso dos budistas.
        A Bíblia, porém, é muito clara ao afirmar onde é o Nosso Lar. O cristão, após a sua morte, vai viver com Deus e aguardar a ressurreição dos mortos que acontecerá no fim dos tempos (Hebreus 11.16). Quem não creu em Jesus também aguarda a ressurreição. Porém, tal pessoa já está condenada à eternidade ao lado de Satanás, no inferno (João 3.36). A boa notícia é que não há vagas limitadas no Céu, como em um estádio de futebol numa final de campeonato (João 14.2). Cabe bilhões e bilhões de pessoas no Céu, porque Deus ama a cada ser humano e quer que este conheça a verdade (Mateus 8.11). Esta verdade não está baseada na força humana de tentar fazer o que é moralmente bom, mas esta verdade está em Cristo Jesus, o Filho Único de Deus. Ele veio ao mundo para nos dar o título de posse da nossa nova morada. Para o cristão, o Nosso Lar será os Céus, junto de Cristo. Lá não há choro, nem tristeza, nem dor e nem morte. Tudo lá será perfeito. A eternidade é o tempo que vale por lá. Ou seja, lá o ser humano vai viver para sempre.
        E então, quer fazer parte dos moradores do Céu? Jesus está convidando você! Creia Nele e seja salvo, pois ainda há muito lugar!

Tiago Albrecht é bacharel em Teologia e pós-graduado em Ministério Pastoral. Atualmente é pastor da Igreja Evangélica Luterana de Macapá-AP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem... Sua opinião é importante pra nós!